10/10/2009

Evolução do C.P.S.B.

Nas instalações de residência paroquial e seus anexos foi levantado o Centro Paroquial Social de Barbeita. As obras de recuperação de um salão e de todos os seus baixos, com fim de instalar o centro, iniciaram-se em 1992 desde que o actual Presidente da direcção foi nomeado pároco da paróquia.

Em Julho do mesmo ano a Secretária de Estado da Segurança Social financiou em “Três Mil Contos” a recuperação da obra. A este valor foram-se juntando os donativos dos paroquianos tendo sido possível concluir a primeira fase da obra em 1998 (cozinha, refeitório, lavandaria, salão, átrio e alguns quartos para lar).

Em Maio de 1998 funcionou nas instalações do centro um curso apoiado pelo Fundo Social Europeu com a designação “Monção para o Século XXI” com o intuito de se efectuar o levantamento de dados referentes às pessoas mais carenciadas da população Monçanense. Estavam criados os alicerces para o arranque do funcionamento do centro. Assim, em 07 de Setembro de 1998 o centro recebe os primeiros utentes para as três valências: centro de Dia, Lar para Idosos e Apoio ao Domicilio. Neste momento o centro albergava 19 utentes de lar, 20 no centro de dia e 35 no apoio ao domicilio, fazendo uma cobertura a 15 das 33 freguesias do concelho de Monção e a 2 das 18 freguesias do concelho de Melgaço. Atendendo ao aumento da procura, traduzida em grandes listas de espera, no ano de 1999 foi projectada uma ampliação do edifício com novos espaços destinados à prestação de serviços ao idoso. Esta nova reestruturação do edifício foi finalizada em 2003, permitindo actualmente dar respostas a 26 utentes de lar, 40 no apoio ao domicílio e 25 no centro de dia.

No ano de 2004 a instituição candidatou-se ao projecto da construção de uma unidade independente para a instalação de uma Creche, com o objectivo dar respostas às necessidades da área da Infância, de forma a melhorar a qualidade de vida das famílias da freguesia de Barbeita, principalmente dos casais jovens com vista a poderem ter onde colocar os seus filhos enquanto trabalham. As instalações da valência creche terminaram em finais de 2005 e foi inaugurada com denominação “Creche Arco-íris” em Abril de 2006, com capacidade para 33 crianças dos 3 meses aos 3 anos de idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.