29/09/2014

ATIVIDADES DO NOSSO LAR


DIA DE CAMÕES- 10 DE JUNHO
O QUE ELES RECORDAM...
O dia 10 de Junho é feriado e é celebrado o dia do nosso poeta Luís Vaz de Camões. Foi alvo de grandes injustiças porque ele era estimado pela corte pela sua grande inteligência e os outros membros não gostavam.
As poesias são hoje aproveitados para estudos de liceu e faculdades.
Luis de Camões era natural de Feixe Espada á sinta, sua mãe era Jacinta, que negociava melões.





SANTOS POPULARES- S.JOÃO
QUEM ERA S.JOÃO?
 S. João era filho de Zacarias e Sta Isabel. Esta Santa deu á luz um menino, já com muita idade. Zacarias não queria que este se chamasse João, até que escreveu numa taboa. Só que a mãe tanto batalhou, que venceu.
 S. Joao Batista era primo de Jesus Cristo e foi ele que o batizou no rio Jordão. Foi o pai do céu que escolheu João Batista para batizar seu filho.


TRADIÇÕES S.JOÃO
 Naquela altura, ai da moça que tivesse um bonito jardim, principalmente com vasos. Os rapazes nessa noite, iam pelas casas das moças solteiras e pregavam-lhe essa partida. Depois de “roubarem” os vasos os outros utensílios, punham-nos no largos das igrejas (geralmente). No dia seguinte, as raparigas eram obrigadas a deslocarem-se até á igreja para recolher tudo que lhes pertencia.
 Também faz parte da tradição deste Santo, na noite de 23 para 24,colocar gema de ovo num copo liso com água até tapar o ovo. O ovo deve ser colocado á luz do luar depois da meia noite. É retirado antes do sol nascer para se ver o que é que sai, que figura é que sai. Por exemplo, quando saíam alianças, é porque a pessoas ia casar..
 Também pela altura da festa dos santos populares, faz-se a fogueira para marcar o início do Verão e da festa de S. João. Esta tradição já é antiga e foi um pacto feio entre Isabel e Maria. Santa Isabel acordou com Nossa Senhora que era feita uma fogueira no cimo de um monte assim que S. João nascesse e assim pudesse ter auxílio após o parto.
Teresa Alves ; Nazaré ;Leontina ;Conceição.

QUADRAS DO S.JOÃO
Oh meu S.João da ponte
Oh meu Santo do Brasil
Tirai o sono ás do souto
que estavam na missa a dormir
“Albertina Fernandes”


Oh meu S.João da ponte
Oh meu santo padroeiro
Ajudai-me a arranjar
um santo parceiro


  
S. João disse missa
Jesus benzeu o altar
assim há- de benzer o teu coração
para não me abandonares
“Teresa Alves”

S. António já se acabou
E S. Pedro está se a acabar
S. João, S. João, S. João
Dá cá um balão para eu brincar


Oh meu rico S. João
Ai a tua capela cheira
Cheira aos cravos e cheira ás rosas
e á flor da laranjeira”


            Ao longo do início do mês de Junho, os utentes estiveram empenhados na elaboração de manjericos para posteriormente decorar o nosso refeitório. Como manda a tradição, em cada vasinho de manjerico, uma quadra ao S. João.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.