06/10/2014

Evolução do Centro Paroquial e Social de Barbeita

Evolução do C.P.S.B.


 Nos 15 anos da sua existência, o Centro Paroquial Social de Barbeita, foi evoluindo pelas  necessidades verificadas na localidade. Contando com o apoio e dedicação incondicionais do Senhor Padre Américo, que através da sua boa vontade, conhecimento, sabedoria, interesse e preocupação com os residentes da sua paróquia, iniciou um trabalho na área dos idosos, que progrediu exponencialmente ao longo destes 15 anos com o apoio de um quadro profissional competente e qualificado.



O Centro Paroquial Social de Barbeita iniciou as suas atividades nas instalações da residência paroquial. Em 1992, iniciaram as obras de requalificação e ampliação do mesmo e nesta primeira fase, as divisões incluídas nas obras foram: cozinha, refeitório, lavandaria, salão, átrio e alguns quartos para o lar, sendo concluída a obra em 1998.

A 7 de setembro de 1998 o centro recebe os primeiros utentes para as três valências: centro de dia, lar para idosos e apoio ao domicílio.

No ano de 1999, foi projetada uma ampliação do edifício com novos espaços destinados à prestação de serviços ao idoso, visto existir uma grande procura refletida numa vasta lista de espera. Esta nova ampliação do edifício foi terminada em 2003.

No ano de 2004 a instituição candidatou-se ao projeto da construção de uma unidade independente para a instalação da Creche, com o objetivo de dar respostas às necessidades da área da Infância, de forma a melhorar a qualidade de vida das famílias do concelho. A creche foi inaugurada, no ano de 2006, com a denominação “Creche Arco-íris” .

No ano de 2010, a ampliação do Centro Paroquial Social de Barbeita, teve um custo de 650 mil euros, comparticipada em 60 % pelo Programa Operacional de Potencial Humano (POPH). Esta obra foi inaugurada a 7 de Setembro de 2012, aproveitando a data da comemoração do aniversário do CPSB. Com esta nova ampliação o Centro Paroquial Social de Barbeita passou a ter capacidade para acolher 58 utentes.




rta

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.