06/10/2014

Sessões de Estimulação Cognitiva e Sensorial-3

Bingo Sonoro “Estimular a Audição”


No dia 14 de Fevereiro de 2014 realizamos uma sessão de estimulação sensorial e cognitiva adaptando um jogo que nos é muito familiar – o “Bingo”. Para esta actividade utilizamos 16 cartões, marcadores e um CD com vários sons (animais, instrumentos musicais, meios de transporte, fenómenos naturais, etc.). Distribuímos os cartões e pedimos aos utentes que identificassem e marcassem a imagem relacionada com o som tocado.

Além dos momentos de animação e lazer vivenciados por todos, este jogo permite desenvolver capacidades como a percepção sonora e visual, a atenção selectiva, o reconhecimento e diferenciação de imagens e sons e a flexibilidade cognitiva.


 Tangram”


No dia 28 de Fevereiro de 2014 realizamos mais uma actividade de estimulação cognitiva. Desta vez utilizamos um quebra-cabeças muito conhecido, o “Tangram”, este jogo é composto por sete peças (cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo) e tem como principal objectivo formar diferentes figuras usando todas as peças, sem sobrepô-las. Com este jogo estimulamos capacidades cognitivas como a atenção, a concentração, a criatividade, a praxia de manipulação de peças, o reconhecimento de formas e cores, a memória imediata, o registo de informação visual, o raciocínio lógico, a resolução de problemas, entre outras.
Aqui ficam alguns registos da actividade:







“Manhã dos Labirintos”

A manhã do dia 14 de Março de 2014 foi ocupada com mais uma actividade de estimulação cognitiva. A actividade dos "Labirintos" tem por objectivo encontrar o caminho adequado para ligar um ponto a outro. Com este tipo de tarefas pretendemos estimular nos nossos utentes capacidades cognitivas tão importantes como a atenção sustentada e selectiva, as habilidades visuo-construtivas e visuo-espaciais, a praxia de desenhar linhas, entre outras.

 



“Cores em sequência & Encontrar Pares”

Partilhamos mais uma sessão de estimulação cognitiva desenvolvida com os nossos utentes no dia 23 de Maio de 2014. Desta vez realizaram-se duas actividades: “Cores em Sequência” e “Encontrar Pares”. No primeiro jogo foi pedido aos utentes que colocassem as molas, de várias cores, de acordo com o modelo apresentado e no segundo jogo que encontrassem e emparelhassem aos pares as figuras. Estas actividades permitem estimular a memória imediata e a acuidade visual, a praxia de manipulação de peças, a atenção, a concentração e o raciocínio lógico. Esta foi mais uma manhã divertida que foi ao encontro do gosto pessoal de todos. Aqui ficam algumas imagens da sessão:





“Puzzles Pessoais e Jogo das Diferenças”

Aqui fica mais uma sessão realizada no âmbito da estimulação cognitiva – dia 30 de Maio de 2014. A actividade “Puzzles Pessoais” teve como objectivo a construção de puzzles que permitem estimular capacidades como a atenção, a concentração e capacidades como a percepção das partes e do todo e o sentido de globalidade. As imagens utilizadas para a construção dos puzzles corresponderam às fotografias dos utentes que participaram na sessão. Numa segunda parte realizou-se o jogo das diferenças e, posteriormente, foi pedido aos utentes que colorissem os seus desenhos permitindo a expressão da sua criatividade e do seu gosto pessoal. Este jogo permitiu, ainda, o desenvolvimento da motricidade fina dos utentes e a estimulação da sua atenção e concentração.





“Jogo do Intruso”

Partilhamos a actividade de estimulação cognitiva realizada no dia 6 de Junho de 2014 – o Jogo do Intruso. Foram apresentadas 9 folhas, cada uma com 6 imagens (objectos, animais, alimentos, bebidas, vestuário, meios de transporte, etc.), sendo que entre as várias imagens existia um intruso. Ao longo do jogo os utentes identificaram o intruso e explicaram o porquê, referiram as características dos outros elementos, relataram histórias passadas relacionadas com as imagens apresentadas e falaram sobre os seus gostos pessoais, o que proporcionou momentos de grande animação e boa-disposição entre os participantes. Este jogo além de explorar os conceitos de pertença e não pertença e de diferença e semelhança, estimula o raciocínio lógico, a memória a curto e a longo-prazo, o vocabulário e a atenção e concentração.




“Jogo Quiz e Pontaria”

No dia 20 de Junho de 2014 aproveitamos para combinar a nossa sessão de estimulação cognitiva com alguma actividade física. Foi pedido aos utentes que respondessem, individualmente e em grupo, às questões associadas a cada um dos balões (e.g. nomes de pratos de comida portuguesa; o contrário de frio; flor do 25 de Abril, etc.). Esta primeira parte do jogo teve como principais objectivos a estimulação da memória, a compreensão verbal, o vocabulário, a abstracção lógica, a atenção, a tomada de decisão individual e em grupo e a valorização da sabedoria popular. A segunda parte do jogo consistiu no lançamento dos balões (de acordo com a cor) e teve como objectivo estimular a capacidade rítmica, de coordenação e lateralidade dos utentes, melhorando o fortalecimento dos músculos e da capacidade física de todos. Estas actividades para além de estimularem as capacidades físicas e cognitivas dos nossos utentes, promovem o convívio e a interacção em grupo.





“Jogo: Dia de Compras”

Tal como as sessões anteriores, a sessão do dia 26 de Junho de 2014 foi desenvolvida com o objectivo de estimular as competências cognitivas dos nossos utentes e proporcionar momentos de bem-estar e diversão. Neste sentido, foi pedido que realizassem uma lista de compras de acordo com os gostos pessoais de cada um, recordando vivências antigas, discutindo os preços e o tempo da moeda antiga e as principais diferenças entre a actualidade e o antigamente. O objectivo desta actividade consistiu no desenvolvimento da criatividade dos utentes e no treino da sua motricidade fina, da praxia de corte e de colagem, da memória e da atenção. Deixamos aqui alguns desses momentos…



“Jogo Dominó”

No dia 3 de Julho de 2014 realizamos uma actividade muito conhecida pelos nossos utentes – o jogo do Dominó. Os jogadores devem colocar todas as suas peças na mesa antes dos adversários e marcar pontos. Além de fomentar  o espírito competitivo saudável e proporcionar momentos de animação e de interacção entre os utentes, os jogos de mesa podem tornar-se numa ferramenta útil de estimulação cognitiva. Através do dominó exercitamos capacidades cognitivas tão importantes como a memória, o cálculo, a atenção e concentração, o raciocínio lógico e a percepção visual. 


“Jogo Identificar e Expressar Emoções”

As emoções são fundamentais para a nossa sobrevivência e entendê-las é essencial para o nosso bem-estar e saúde. Neste sentido, na primeira parte da sessão do dia 11 de Julho de 2014 foi pedido aos utentes que identificassem as emoções primárias (alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa, nojo) expressas nas imagens apresentadas, posteriormente pediu-se que expressassem eles próprios essas emoções e por último que partilhassem as suas vivências e nomeassem os contextos que desencadeiam diferentes tipos de emoções. Através deste jogo, pretendemos que os utentes desenvolvam a sua cognição social; que sejam capazes de reconhecer as emoções em si próprios e nos outros; que identifiquem as emoções básicas e que consigam atribuir o significado em função do contexto.




“Jogo do Código”


No dia 18 de Julho de 2014 realizamos uma nova actividade de estimulação cognitiva – o Jogo do Código. Nesta sessão foi pedido aos utentes que marcassem uma figura específica sempre que esta aparecesse, estimulando capacidades como a atenção sustentada e selectiva, a memória, a orientação espacial, a discriminação perceptiva, o sentido de globalidade e a motricidade fina. Além disso, esta actividade proporcionou momentos de bem-estar, convívio e interajuda.




“Jogo de Atenção – Cartas”








































“Jogo do Loto (versão adaptada)”
















O jogo realizado no dia 1 de Agosto de 2014 teve como principal objectivo a estimulação da atenção selectiva e sustentada e da memória dos nossos utentes. Foram utilizados dois baralhos de cartas iguais – do 1º baralho foram distribuídas 5 cartas por cada participante e o 2º baralho foi utilizado como modelo pelo psicólogo. O técnico mostrava uma carta a cada rodada e o utente verificava se esta era uma das suas 5 cartas. O jogo terminava assim que todos encontrassem as suas cartas. Além de estimular as capacidades cognitivas já referidas, este jogo promove a competição saudável e proporciona momentos de lazer e de convívio. 



























         



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.